1. O aluno está apto a realizar a defesa quando:
-
Cumpriu todos os componentes e atividades curriculares;
-
Concluiu a redação do trabalho final, tendo a anuência do orientador;
2. A solicitação de composição de bancas de defesa de dissertação ou tese será apreciada pelo colegiado do PPGPSI mediante a entrega dos seguintes documentos, com 30 dias de antecedência em relação à data escolhida para a defesa:
-
Formulário de solicitação de banca corretamente preenchido e assinado (orientações para a composição de bancas constam no regimento interno do Programa).
-
Carta de anuência do orientador (modelo aqui).
-
Cópia do artigo baseado na dissertação ou tese.
-
Mídia com cópia digital da dissertação ou tese.
Notas: O aluno deve verificar a disponibilidade dos membros da banca na data proposta para a defesa, e é o responsável pelo envio da cópia do trabalho a todos os membros. A cópia digital da versão final da dissertação ou tese para inserção na página do PPGPSI poderá ser substituída por uma versão revisada no prazo de 15 dias após a defesa.
3. O orientador deve cadastrar a banca no portal SIGAA; uma vez aprovada em reunião do colegiado, a banca é validada pela coordenação no sistema e divulgada no portal.
A declaração de aprovação da defesa de dissertação/tese tem a validade de 60 dias. A homologação da defesa e solicitação da expedição de diploma será apreciada pelo colegiado mediante entrega dos seguintes documentos na secretaria do Programa:
-
Documento de Solicitação de emissão de diploma do (a) aluno (a) (modelo disponível na aba Documentos neste site);
-
Captura da página do Repositório Institucional (RI) da UFBA atestando a submissão da dissertação ou tese.
-
Duas vias encadernadas em capa dura da versão final do trabalho.
-
Mídia com cópia digital, em pdf, da versão final do trabalho.
O Programa adota as diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP. São aceitas normas de citação em texto e de referências da APA (American Psychological Association) ou da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a critério do aluno e/ou orientador. Cópias dos manuais de orientação podem ser obtidas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.
A sequência de procedimentos anteriores à homologação pelo colegiado é a seguinte:
-
Solicitação da ficha catalográfica à Biblioteca Isaías Alves, através do e-mail buffch@ufba.br. As informações a serem enviadas são: folha de rosto; resumo e palavras-chave em português e inglês; sumário. (ALUNO)
-
Submissão do trabalho em PDF no Repositório Institucional da UFBA (vide informações disponíveis na página inicial do portal) e no SIGAA (Ensino > Produções Acadêmicas > Submeter teses/dissertações). (ALUNO)
-
Aprovação da vesão final, pelo orientador, no SIGAA, e recebimento pela coordenação.
-
Submissão dos seguintes documentos, no SIGAA: RG, CPF e diploma de graduação. (ALUNO)
Após a homologação em reunião do colegiado, a Secretaria do PPGPSI providenciará o processo de solicitação de diploma e o seu encaminhamento para a Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis (CARE, antiga SGC). O/a aluno/a receberá, por e-mail, notificações do sistema SIPAC sobre o processo. Ao verificar o arquivamento do processo, o aluno deve aguardar o prazo de 60 dias para a retirada do documento no NEDIC - SUPAC, atento ao horário de funcionamento que consta no site da unidade.