Ajuda

Para o aproveitamento de disciplinas:

O aproveitamento deve ser solicitado via e-mail à secretaria do curso (secretaria.ppgpsi@ufba.br), contendo:

1 - O documento do Requerimento Escolar (disponível em  https://supac.ufba.br/sites/supac.ufba.br/files/requerimento_escolar.doc) devidamente preenchido e assinado (assinatura digital, digitalizada ou manuscrita – não pode ser o nome digitado), em formato PDF. É importante que, nos esclarecimentos do Requerimento Escolar, seja informado qual foi o curso antigo (e o número de matrícula, caso lembre), para evitar dúvida nos casos em que o(a) estudante já passou por diversos cursos na UFBa. Se o aproveitamento for referente a alguma atividade de pesquisa, extensão etc., o documento comprobatório de tal atividade deverá também ser enviado em anexo ao e-mail, em formato PDF. Essencial, também, que o(a) estudante indique quais disciplinas solicita o aproveitamento.

2. Histórico escolar com as disciplinas pleiteadas, somente se foram cursadas em outro curso da UFBA ou outra universidade.

3. Ementa das disciplinas,somente se foram cursadas em outra universidade.

Para o aproveitamento de artigos científicos publicados, deve-se enviar o Requerimento escolar (item 1 acima), cópia do artigo publicado e comprovante da classificação do periódico científico no qualis periódicos da CAPES ou do fator de impacto do periódico. O documento que rege esse aproveitamento no PPGPSI é a Resolução 04/2016

Ambas as solicitações seguem em formato de processo acadêmico para a reunião ordinária do colegiado. A secretaria registra o resultado e arquiva o processo, após os devidos procedimentos.

 

Orientações para defesas

1. O aluno está apto a realizar a defesa quando:

  • Cumpriu todos os componentes e atividades curriculares;
  • Concluiu a redação do trabalho final, tendo a anuência do orientador;

2. A solicitação de composição de bancas de defesa de dissertação ou tese será apreciada pelo colegiado do PPGPSI mediante a entrega dos seguintes documentos, com 30 dias de antecedência em relação à data escolhida para a defesa:

  • Formulário de solicitação de banca corretamente preenchido e assinado (orientações para a composição de bancas constam no regimento interno do Programa).
  • Carta de anuência do orientador (modelo aqui).
  • Cópia do artigo baseado na dissertação ou tese.
  • Mídia com cópia digital da dissertação ou tese.

Notas: O aluno deve verificar a disponibilidade dos membros da banca na data proposta para a defesa, e é o responsável pelo envio da cópia do trabalho a todos os membros. A cópia digital da versão final da dissertação ou tese para inserção na página do PPGPSI poderá ser substituída por uma versão revisada no prazo de 15 dias após a defesa.

3. O orientador deve cadastrar a banca no portal SIGAA; uma vez aprovada em reunião do colegiado, a banca é validada pela coordenação no sistema e divulgada no portal.

 

 

Solicitação de diploma

A declaração de aprovação da defesa de dissertação/tese tem a validade de 60 dias. A homologação da defesa e solicitação da expedição de diploma será apreciada pelo colegiado mediante entrega dos seguintes documentos na secretaria do Programa:

  • Documento de Solicitação de emissão de diploma do (a) aluno (a) (modelo disponível na aba Documentos neste site);
  • Captura da página do Repositório Institucional (RI) da UFBA atestando a submissão da dissertação ou tese.
  • Duas vias encadernadas em capa dura da versão final do trabalho.
  • Mídia com cópia digital, em pdf, da versão final do trabalho.

O Programa adota as diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP. São aceitas normas de citação em texto e de referências da APA (American Psychological Association) ou da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a critério do aluno e/ou orientador. Cópias dos manuais de orientação podem ser obtidas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

A sequência de procedimentos anteriores à homologação pelo colegiado é a seguinte:

  • Solicitação da ficha catalográfica à Biblioteca Isaías Alves, através do e-mail buffch@ufba.br. As informações a serem enviadas são: folha de rosto; resumo e palavras-chave em português e inglês; sumário. (ALUNO)
  • Submissão do trabalho em PDF no Repositório Institucional da UFBA (vide informações disponíveis na página inicial do portal) e no SIGAA (Ensino > Produções Acadêmicas > Submeter teses/dissertações). (ALUNO)
  • Aprovação da vesão final, pelo orientador, no SIGAA, e recebimento pela coordenação.
  • Submissão dos seguintes documentos, no SIGAA: RG, CPF e diploma de graduação. (ALUNO)

Após a homologação em reunião do colegiado, a Secretaria do PPGPSI providenciará o processo de solicitação de diploma e o seu encaminhamento para a Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis (CARE, antiga SGC). O/a aluno/a receberá, por e-mail, notificações do sistema SIPAC sobre o processo. Ao verificar o arquivamento do processo, o aluno deve aguardar o prazo de 60 dias para a retirada do documento no NEDIC - SUPAC, atento ao horário de funcionamento que consta no site da unidade.

  • Terça a quinta-feira - 9h às 15h
  • Servidores técnicos: Aline Santos e Ednei Bomfim
  • Telefone: (71) 3283-6433
  • E-mail: secretaria.ppgpsi@ufba.br
            

O logo atual do Programa é verde e com a sigla "PPGPSI" na parte inferior. O logo com a sigla "POSPSI" não é mais usado.
Imagem abaixo: