Comitê de Ética

O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da UFBA (CEP-IPS) foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em dezembro de 2014, iniciando efetivamente suas atividades em junho de 2015. O CEP-IPS é um órgão colegiado cujo objetivo principal é proteger os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas dentro dos padrões éticos consensualmente aceitos e defendidos legalmente, com base nos princípios de autonomia, benefício, não maleficência, justiça e equidade, de acordo com as definições escritas na Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Esse Comitê é composto por 9 (nove) membros efetivos e 5 (cinco) suplentes, com a seguinte composição: dois representantes do corpo docente e seus respectivos suplentes do programa de Psicologia e Serviço Social, indicados por seus respectivos colegiados; um representante do corpo discente e respectivo substituto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia; e dois representantes dos usuários e um suplente (o membro dessa categoria deve estar vinculado à organização da sociedade civil envolvida com os interesses de grupos que potencialmente participam de pesquisas nas ciências humanas e sociais, principalmente no campo dos direitos humanos); dois representantes de departamentos fora do Instituto de Psicologia da UFBA e um suplente. De acordo com a Resolução CNS 466/2012, a fase relacionada à coleta de dados, no momento do contato com os participantes, só pode ser iniciada após a aprovação do projeto pelo CEP. Para que um projeto de pesquisa seja apreciado pelo CEP, o pesquisador deve registrar sua pesquisa na Plataforma Brasil, com o protocolo devidamente instruído de acordo com os requisitos relacionados ao seu tipo de pesquisa.

O pesquisador pode acessar a lista e os modelos de documentos a serem anexados no site Instituto de Psicologia da UFBA.

Os documentos "Folha de rosto da Plataforma Brasil" e "Termo de Autorização Institucional" devem ser enviados para assinatura d coordenadora do PPGPSI, profa. Patrícia Alvarenga. Para coletar a assinatura, os alunos devem enviar os 2 documentos devidamente preenchidos para o e-mail coord.ppgpsi@ufba.br 

O modelo timbrado do Termo de Autorização e os dados da coordenadora que devem constar na folha de rosto podem ser pedidos à secretaria do PPGPSI.

Os contatos do CEP podem ser pelo e-mail cepips@ufba.br

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