Instruções para a Comprovação de Proficiência em Língua Inglesa (clique)
Número de vagas
O Programa oferece anualmente 35 vagas para Mestrado Acadêmico e 30 vagas para Doutorado, com entrada no primeiro semestre letivo do ano. Em conformidade com a Resolução 01/2017 do CAE/UFBA, são reservadas no mínimo 30% das vagas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) optantes e até 4 vagas supranumerárias, uma para cada uma das categorias de identificação, a saber: indígena, quilombola, pessoa com deficiência e pessoa trans (transexuais, transgêneros e travestis).
Período da seleção
O edital do processo seletivo é publicado geralmente em agosto e o processo seletivo acontece entre os meses de outubro e dezembro.
Inscrições
Etapas
Para o Mestrado Acadêmico as etapas do processo seletivo são: 1) Inscrição: a homologação da inscrição depende da inserção correta de todos os documentos solicitados no Edital do Processo Seletivo; 2) avaliação do anteprojeto de pesquisa: avaliada com base no projeto escrito; 3) defesa oral do anteprojeto: avaliada com base na exposição oral do candidato, com duração de até 10 minutos sem auxílio de recursos audiovisuais.
Para o Doutorado as etapas do processo seletivo são: 1) Inscrição: a homologação da inscrição depende da inserção correta de todos os documentos solicitados no Edital do Processo Seletivo; 2) avaliação do anteprojeto de pesquisa: valiada com base no projeto escrito; 3) defesa oral do anteprojeto: avaliada com base na exposição oral do candidato, com duração de até 20 minutos sem auxílio de recursos audiovisuais; e 4) análise curricular: avaliação da produção científica e da experiência em pesquisa e docência do candidato por meio da análise do currículo lattes e dos documentos comprobatórios.
No edital anual de seleção de alunos regulares, o PPGPSI oferece um quantitativo de vagas para alunos estrangeiros nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado. De acordo com a
Resolução CONSEPE nº 02/03, o candidato estrangeiro deve cumprir os seguintes requisitos:
I - ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha acordo de cooperação cultural,
científica e tecnológica;
II - não possuir visto permanente no Brasil;
III - apresentar diploma de graduação em curso superior;
IV - apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa (CELPE-Bras);
V - apresentar curriculum vitae.
Para a inscrição, os candidatos estrangeiros devem enviar para o Programa a documentação listada na Resolução CONSEPE nº 02/03 e o seu anteprojeto de pesquisa, no prazo de inscrição previsto no edital do processo seletivo para aluno regular. Recomendamos aos candidatos que, antes do envio da inscrição, consultem os docentes do PPGPSI cujas linhas de pesquisa estejam em consonância com seu anteprojeto de pesquisa sobre a disponibilidade para orientação.
Após análise da documentação e conforme a disponibilidade de docentes para a orientação, o Colegiado do Programa deliberará sobre a aprovação do candidato. Sendo aprovado, o candidato receberá uma carta de aceitação, que lhe permitirá pleitear bolsas de seu país e tramitar o visto de estudante.
O governo brasileiro, oferece, através do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), bolsas de pós-graduação para estrangeiros de países com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia. Informações podem ser obtidas na página da CAPES (
www.capes.gov.br) e do CNPq (
www.cnpq.br).
Segundo o Art. 14º das Normas Complementares para cursos Stricto Sensu na UFBA, a critério do Colegiado do Curso e independentemente do processo seletivo regular, poderão ser admitidas matrículas em disciplinas na categoria de aluno especial, com direito a creditação curricular em caso de aprovação posterior no processo seletivo regular.
O aluno especial de pós-graduação poderá matricular-se em até 04 (quatro) disciplinas, tendo como limite máximo 02 (duas) disciplinas por semestre, considerando todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da UFBA. A avaliação dos candidatos a essa categoria será feita pelo docente responsável da disciplina pleiteada, que também definirá os critérios de seleção e o número de vagas.
As datas de inscrição, dos resultados da seleção e da matrícula são definidos no calendário acadêmico da UFBA. Até uma semana antes do início das inscrições, será divulgado na página do Programa o edital da seleção, contendo todas as informações pertinentes da inscrição até a matrícula.
É responsabilidade do candidato ficar atento aos detalhes de cada fase.
Obs.: O aluno especial não tem direito ao Salvador Card por não ter vínculo com a Universidade, e sim, com a disciplina, sendo este, portanto, um direito exclusivo dos alunos regulares.