Orientação para defesas e solicitação de diploma

Orientações para defesas

1. O aluno está apto a realizar a defesa quando:

• Cumpriu todos os componentes e atividades curriculares;
  • Concluiu a redação do trabalho final, tendo a anuência do orientador;

2. A solicitação de composição de bancas de defesa de dissertação ou tese será apreciada pelo colegiado do PPGPSI, mediante o envio para o e-mail da secretaria dos seguintes documentos, com 30 dias de antecedência em relação à data escolhida para a defesa:

Notas: Auno/a e orientador/a devem verificar a disponibilidade dos membros da banca na data proposta para a defesa, e o/a aluno/a é responsável pelo envio da cópia do trabalho a todos os membros. A cópia digital da versão final da dissertação ou tese para inserção na página do PPGPSI poderá ser substituída por uma versão revisada no prazo de 15 dias após a defesa.

3. O orientador deve cadastrar a banca no portal SIGAA; uma vez aprovada em reunião do colegiado, a banca é validada pela coordenação no sistema e divulgada no portal.

4. À sua escolha, a/o aluna/o pode elaborar e pedir a divulgação do convite para a defesa, utilizando este modelo: https://pospsi.ufba.br/sites/pospsi.ufba.br/files/ppgpsi_-_modelo_convite_defesa_0_0.pptx

A secretaria é responsável por reservar a sala escolhida (em caso de defesa presencial), publicar a defesa no site e por e-mail e confeccionar os documentos padrão usados na sessão.

Solicitação de diploma

A declaração de aprovação da defesa de dissertação/tese tem a validade de 60 dias. O egresso deve pedir seguir os prodedimentos abaixo para o encaminhamento do processo de solicitação do diploma:

• Solicitação da ficha catalográfica à Biblioteca Isaías Alves, através do e-mail buffch@ufba.br. As informações a serem enviadas são: folha de rosto; resumo e palavras-chave em português e inglês; sumário. (ALUNO)

• Submissão da versão final co trabalho em PDF no Repositório Institucional da UFBA: repositorio.ufba.br Vide, para isso, o "Tutorial para Cadastro de Usuário" e o "Tutorial para Submissão Dissertação"/ "Tutorial para Submissão Tese" na página inicial do portal. (ALUNO)

• Submissão da versão final do trabaho em PDF no SIGAA (Ensino > Produções Acadêmicas > Submeter teses/dissertações). (ALUNO)

• Aprovação da vesão final, pelo orientador, no SIGAA, e recebimento pela coordenação.

• Submissão dos seguintes documentos, no SIGAA: RG, CPF e diploma de graduação. (ALUNO)
  • Envio do documento Solicitação de emissão de diploma - https://pospsi.ufba.br/pt-br/documentos e captura da tela fluxo de depósito do Repositório Institucional para o e-mail da secretaria.

O Programa adota as diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP. São aceitas normas de citação em texto e de referências da APA (American Psychological Association) ou da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a critério do aluno e/ou orientador. Cópias dos manuais de orientação podem ser obtidas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Após a homologação em reunião do colegiado, a Secretaria do PPGPSI providenciará o processo de solicitação de diploma e o seu encaminhamento para a Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis (CARE - SUPAC). O/a aluno/a receberá, por e-mail, notificações do sistema SIPAC sobre o processo. Ao verificar o recebimento do processo pelo NEDIC, o aluno deve contar 60 dias para retirar o diploma na SUPAC. Endereço: Rua Araújo Pinho, 265 - Canela. Próximo à Reitoria.