Linhas de Pesquisa

Descrição e composição das linhas de pesquisa do PPGPSI vigente a partir do Edital de Seleção 2025. Aprovada em reunião extraordinária em 21/08/2024.

Linha 1: Organizações, trabalho e carreira

Descrição. Analisa como interagem os níveis individual e coletivo na configuração de trajetórias ocupacionais, de contextos de trabalho diversificados, e de padrões organizacionais protetivos e de risco para sujeitos singulares e coletividades. Abarca processos psicossociais implicados na transição universidade-trabalho, incluindo trajetórias de carreira e modelos de gestão de coletivos organizacionais. No nível individual e interacional, o foco recai sobre escolhas e decisões de carreira, perfis empreendedores, vínculos com o trabalho e a organização, bem-estar no trabalho, e processos emocionais. No plano coletivo, abordam-se aspectos como a reestruturação do mundo do trabalho pelos avanços tecnológicos e seus efeitos.
Composição. Adriano de Lemos Alves Peixoto, Antônio Virgílio Bittencourt Bastos, Erico Rentería Perez, Laila Leite Carneiro, Leonardo de Oliveira Barros, Luciana Dutra-Thomé e Sônia Maria Guedes Gondim.

Linha 2. Processos desenvolvimentais e educacionais

Descrição. Focaliza a família, as instituições educacionais e outros contextos de desenvolvimento, descrevendo processos, mecanismos e fatores ecológicos, sociais e histórico-culturais que explicam
continuidade, transições, rupturas e reorientações em trajetórias desenvolvimentais típicas e atípicas. Diferentes processos de desenvolvimento humano são investigados explorando o impacto da exclusão, das desigualdades e das vulnerabilidades, assim como o papel de fatores protetivos presentes em diferentes contextos. Estudos teóricos que visam expandir ou propor modelos para a compreensão do desenvolvimento humano também integram esta linha de pesquisa.
Composição. Dóris Firmino Rabelo, Fabrício de Souza, Giuseppina Marsico, Ilka Dias Bichara, Jaan Valsiner, Juliana Prates Santana, Lia da Rocha Lordelo, Luca Tateo, Luciana Dutra-Thomé, Maria Virgínia Machado Dazzani, Marilena Ristum, Nandita Chaudhary, Sônia Maria Rocha Sampaio e Thatiana Helena de Lima.

Linha 3. Cognição social e dinâmicas interacionais

Descrição. Investiga os processos psicossociais emergentes da interação entre indivíduo, cultura e sociedade, com ênfase nas suas dimensões simbólicas, cognitivas e comunicativas. Os estudos
desenvolvidos nesta linha analisam a influência de fatores psicológicos, interpessoais, intergrupais e ideológicos que atuam na determinação e transformação de diferentes problemas sociais, incluindo processos grupais, identidade social, representações midiáticas, violência e exclusão, estereótipos, preconceito e discriminação, processos e práticas interacionais, como a interação mediada por tecnologias da informação e comunicação. Também constituem temas de interesses desta linha as repercussões psicossociais de inovações científicas e tecnológicas.
Composição. Elza Maria Techio, José Carlos Santos Ribeiro e Yuri Sá Oliveira Sousa.

Linha 4. Promoção e cuidado em saúde

Descrição. Investiga concepções e práticas de promoção e cuidado com a saúde e o desenvolvimento humano em diferentes níveis de assistência do SUS, do setor suplementar, contextos familiares e comunitários, tomando como referência marcadores sociais. As temáticas envolvem a implementação e avaliação de diferentes tipos de intervenção, como protocolos psicoeducativos, programas estandardizados, psicoterapias individuais ou em grupo e dispositivos clínicos em território. Aborda também aspectos da formação em psicologia relacionados a práticas psicológicas em saúde, clínica e desenvolvimento humano.
Composição. José Neander Silva Abreu, Maria Virgínia Machado Dazzani, Mônica Lima de Jesus, Patrícia Alvarenga, Rafael Patiño, Renata Meira Veras, Suely Aires Pontes, Vania Nora Bustamante Dejo.

Português, Brasil