Disciplinas Optativas 2021.2: Ementas

IPSA96 Processos Organizacionais: Bases Psicossociais
Cognição e Organizações: trajetória e configuração do campo. Bases conceituais de uma abordagem cognitivista do comportamento organizacional: arquiteturas cognitivas; processos de organização do conhecimento; schemas, teorias implícitas e mapas cognitivos. Implicações para a compreensão dos processos organizativos. Fundamentos de cognição social: percepção social, teorias de atribuição, teoria dos schemas cognitivos e sua aplicação ao entendimento dos fenômenos organizacionais. Redes sociais em contextos organizacionais. Temas emergentes nos estudos organizacionais sob o olhar cognitivista: Mudança e Inovação Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Motivação e Comprometimento, Significado do Trabalho e do Emprego, e Diversidade e Identidade.

IPSA97 Psicologia social dos estereótipos
Categorização social. Os estereótipos. Definição e caracterização. Métodos de investigação. Matrizes teóricas. Formação, desenvolvimento, redução e supressão dos estereótipos. Estereótipos e preconceitos. Formação, desenvolvimento e redução dos preconceitos. A discriminação social.

IPSB52 Tópicos Especiais em Psicologia I
Tema em 2021.2: O sentido e o tratamento dado ao sintoma
O sentido e o tratamento dado ao sintoma pela psicanálise. O enodamento dos três registros: R.S.I e a ex-sistência do sintoma. A interpretação ou a intervenção  do analista nos gozos. A construção de caso clínico e o estudo de caso em psicanálise.

IPSB54 Tópicos Especiais em Psicologia III
Tema em 2021.2: Introdução à Psicologia Semiótico-Cultural

Essa disciplina presente apresentar conceitos fundamentais da psicologia semiótico-cultural a partir do livro intitulado An Invitation to Cultural Psychology, de Jaan Valsiner. Pretende-se explorar algumas das suas principais ideias sobre cultura, processos de co-construção da mente, internalização e externalização,  signo,  mitos e resistências, signos hierárquicos, cultura pessoal e cultura coletiva, dentre outros. Estudaremos autores como Charles Sanders ‘Peirce” e Floyd Merrell. como pontos de partida para orientar nossas reflexões sobre os principais conceitos que serão apresentados e discutidos durantes as aulas. A ideia é fazer uma crítica de concepções que enfatizam os processos intrasubjetivos como percepções auto-referenciadas para dar lugar a concepções que enfatizam os processos intersubjetivos na construção de concepções dinâmicas de si e do mundo.

IPSB55 Tópicos Especiais em Psicologia IV
Tema em 2021.2: Redação de artigos científicos

Características da redação científica. Orientações e normas técnicas para a preparação de artigo científico. Relatos de pesquisa e ensaios teóricos ou de revisão crítica da literatura. Orientações e recursos técnicos para a revisão sistemática da literatura. Autoria, coautoria e colaboração.
Esta disciplina funciona como uma oficina de artigos. Por isso, os alunos matriculados precisam de material de dissertações, teses ou projetos seus ou do grupo de pesquisa a que pertencem, que possam ser transformados em artigos. Desaconselhamos a matrícula de calouros neste componente.

IPSB56 Tópicos Especiais em Psicologia V
Tema em 2021.2: Processos Evolutivos e Interação Social na Adolescência
Princípios de Etologia Humana (Human Ethology, de Eibl-Eibesfeldt), Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento e Estudo da Interação Social entre Adolescentes.

IPSC77 Tópicos Especiais em Psicologia VII
Tema em 2021.2: Familia, interseccionalidades e saúde em diálogo com a psicanálise vincular

A família como objeto transdisciplinar. A importância do olhar interseccional nas pesquisas e práticas  junto a famílias no âmbito da saúde e áreas afins. Contribuições da psicanálise vincular.

PPGPSI0000000003 Tópicos Especiais em Psicologia X
Tema em 2021.2: Psicossociologia do Trabalho

El presente seminario se fundamente en una revisión extensa y crítica que parte de la importancia social y ontológica del trabajo en nuestra sociedad. Discute, desde la Psicología Social del Trabajo y la Psicología Organizacional, la coexistencia de realidades del trabajo explorando concepciones históricas sobre el trabajo, modalidades, aspectos e implicaciones psicosociales en la relación personas-trabajo-Contextos Organizacionales; así como cuestiones como la empleabilidad como exigencia y condición de inclusión- exclusión social por el trabajo, la paradojas y potencialidades de la gestión de recursos humanos, formas de intervención posibles; y finalmente retos y desafíos para la Psicología Organizacional y del Trabajo en las realidades discutidas.

PPGPSI000000005 Tópicos Especiais em Psicologia VI (condensada)
Tema em 2021.2: Global Perspective in Psychology (in English)

The course offers the basic methodological stategies and procedures to trasform ideas in publishable results. The course will lead the students to explore the relations between ideas’ development and publishing formats in the future The main obejct will be to work of the crucial aspect that allow a resercher in getting her work scholarly ready and internationally distributed.

PPGPSI0000000010 Tópicos Especiais em Psicologia XI
Tema em 2021.2: Psicologia social construcionista, clínica e saúde

Aspectos teórico-metodológicos para pesquisa qualitativa em psicologia social construcionista, saúde e clínica, articulada a áreas afins.

Undefined