Disciplinas optativas em 2018.2

IPSA91 – GESTÃO DE PESSOAS: DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS
Ementa: Evolução histórica e transformações conceituais. Gestão Estratégica das organizações. A Teoria dos Recursos da Firma. A nova gestão de pessoas e os sistemas de trabalho de alto desempenho. Implicações para a organização do trabalho e para as relações de emprego. A gestão de pessoas e o setor de serviços. Impactos no trabalhador e a crítica da Teoria dos Processos de Trabalho. Implicações éticas dos modelos contemporâneos de gestão de pessoas. Gestão de pessoas e organização do trabalho no Brasil: limites e possibilidades.

IPSA96 – PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: BASES PSICOSSOCIAIS
Ementa: Cognição e Organizações: trajetória e configuração do campo. Bases conceituais de uma abordagem cognitivista do comportamento organizacional: arquiteturas cognitivas; processos de organização do conhecimento; schemas , teorias implícitas e mapas cognitivos. Implicações para a compreensão dos processos organizativos. Redes sociais e seu uso no campo organizacional. Conceitos centrais e níveis de análise. Redes sociais informais e redes interorganizacionais. Temas emergentes nos estudos organizacionais sob o olhar cognitivista: Vínculos individuo-organização, Comportamentos de Cidadania Organizacional, Voz e Silêncio nas organizações, Engajamento no Trabalho.

IPSA97 - PSICOLOGIA SOCIAL DOS ESTEREÓTIPOS
Ementa: Estereótipos. Definição e caracterização. Métodos de investigação. Modelos teóricos. Estereótipos e explicação. Estereótipos e justificação. Essencialização. Relações intergrupais. Preconceito e discriminação. Exclusão social.

IPSB51 - BRINCADEIRAS E CONTEXTOS CULTURAIS
Ementa: Introdução aos principais conceitos e teorias sobre brincadeira e sua relação com o desenvolvimento infantil em diversos contextos culturais. Metodologias para o estudo do brincar. Brincadeira como cultura. Transmissão de cultura e brincadeiras tradicionais. Espaço e tempo para brincar. Classe, gênero, faixa etária e outras variáveis envolvidas no brincar. Brincadeira e sociabilidade. Brinquedos e brincadeiras.

IPSB53 – TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA II
Tema em 2018.2: Apresentação e exposição de si nos ambientes digitais
Ementa: Massificação da mediação tecnológica nos relacionamentos interpessoais cotidianos: implicações nas relações indivíduo-sociedade. Discussão sobre o self nas interações mediadas por tecnologias digitais. A apresentação de si (self-presentation) e exposição de si (self-diclosure) nos contextos digitais: entre a superexposisão e a invisibilidade social. Gerenciamento de impressão (impression management) e automonitoramento (self-monitoring) nas interações mediadas. Rastros digitais, vigilância e a agência dos algoritmos como novos vetores dos comportamentos sociais na era digital. Regulação dos acessos ao self e os aspectos psicossociais nos dilemas contemporâneos sobre a privacidade.

IPSB55 – TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA IV
Tema em 2018.2: Violência e instituições – Escola, família e medidas socioeducativas
Ementa:Questões Conceituais da Violência. Violência e a instituição escolar: violência na escola, da escola e contra a escola. Violência e a Instituição socioeducativa: medidas socioeducativas. Violência e a instituição familiar: violência doméstica intra e extrafamiliar. Questões metodológicas no estudo da violência. O enfrentamento da violência nas instituições. 

IPSB56 – TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA V
Tema em 2018.2: A construção do caso clínico e a despatologização do sintoma em Psicanálise
Ementa: O sintoma para a psicanálise e para a medicina. Atenção flutuante e associação livre na clínica psicanalítica. Transferência como motor do tratamento analítico. O início e a direção do tratamento em psicanálise. A teoria dos discursos na construção do caso clínico e a clínica dos nós.

IPSC76 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA VI - ministrada em 8 sessõesa partir de 21.08, das 14h às 18h, na UCSAL (Programa em Família na Sociedade Contemporânea) - campus Federação.
Tema em 2018.2: Psicologia Cultural e Educação: Comunicação, atores e processos nas fronteiras família-escola-comunidade
Ementa: Cultura e Educação. Abordagem cultural na psicologia educacional. Modelos teóricos da Psicologia Cultural da Educação. Escola, família, comunidade: uma poética das fronteiras A pesquisa em curso no Brasil.

IPSC79 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA IX - ministrada nos seguintes horários: Dias 21 e 28 de agosto - 08:30 às 13.00h e dia 04 de Setembro - 08:30 às 13:00h e 14:00 às 18:00h.
Tema em 2018.2: Cultural psychology of education - Psicologia cultural da educação
Ementa: Baseando-se nos conceitos da Psicologia Cultural, este curso oferecerá um espaço de discussão com o objetivo de compreender como as pessoas interagem em zonas de fronteiras espaço-temporal em contextos educacionais. O problema das formas qualitativas das fronteiras é central na Psicologia Cultural, de modo que se encontra diretamente envolvido na representação e organização do mundo social e material que circunda o sujeito. Tal abordagem considera preponderantemente o contexto, a organização do espaço e a posição que os sujeitos-organismos ocupam nesses espaços – donde a importância da noção de fronteiras. O tópico principal a ser tratado no curso será sobre como os processos educativos e desenvolvimentais ocorrem nas fronteiras – que envolvem o espaço da escola, da família, os lugares públicos e privados, físicos e digitais e como estabelecer, teórica e metodologicamente, o estudo das fronteiras nas ciências do desenvolvimento e da educação.

IPSD86 – T.E.: A CONDIÇÃO JUVENIL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO - UMA ABORDAGEM COM FOCO NA EDUCACÃO
Ementa: 
Juventude e condição juvenil. Estatísticas sobre Juventude no Brasil. O ensino médio e a educação da juventude. Acesso e permanência no Ensino Superior. A Universidade como contexto formativo e porta de ingresso para o mundo adulto. Formação de si, sexualidade, gênero, raça e vida universitária. Aspectos políticos da formação da juventude.

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