Disciplinas optativas em 2017.2: ementas

IPSA96 – PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: BASES PSICOSSOCIAIS
Ementa:
Cognição e Organizações: trajetória e configuração do campo. Bases conceituais de uma abordagem cognitivista do comportamento organizacional: arquiteturas cognitivas; processos de organização do conhecimento; schemas, teorias implícitas e mapas cognitivos. Implicações para a compreensão dos processos organizativos. Fundamentos de cognição social: percepção social, teorias de atribuição, teoria dos schemas cognitivos e sua aplicação ao entendimento dos fenômenos organizacionais. Temas emergentes nos estudos organizacionais sob o olhar cognitivista: Mudança e Inovação Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Motivação e Comprometimento, Significado do Trabalho e do emprego, e Diversidade e Identidade.

IPSA97 PSICOLOGIA SOCIAL DOS ESTEREÓTIPOS
Ementa:
Estereótipos. Definição e caracterização. Métodos de investigação. Modelos teóricos. Estereótipos e explicação. Estereótipos e justificação. Essencialização. Relações intergrupais. Preconceito e discriminação. Exclusão social.

IPSB52 – TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA I
Tema em 2017.2: Psicologia do Envelhecimento
Ementa:
A disciplina introduz os fundamentos teóricos da Psicologia do Envelhecimento. Discute os processos psicológicos e sociais da velhice, especificamente os relacionados com a cognição, a motivação e a emoção. Trata dos eventos transicionais no ciclo de vida familiar nessa fase da vida e suas repercussões na estrutura e funcionalidade da família e na convivência intergeracional. Analisa as tendências da pesquisa nacional e internacional em relação a esses tópicos.

IPSB53 – TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA II
Tema em 2017.2:
O sentido do sintoma na ótica da psicanálise e da literatura
Ementa: Evolução do conceito de sintoma na psicanálise em sua articulação com a literatura. Exame da interlocução entre a literatura e psicanálise na despatologização dos processos estruturais do desenvolvimento. Exame da constituição psíquica a partir das noções de: inconsciente, sintoma, linguagem, alíngua, pulsão, gozo e sublimação. Evolução dos dispositivos clínicos da psicanálise a partir das formulações da noção de sintoma. O sofrimento psíquico à luz dos quadros discurso da teoria de Jacques Lacan.

IPSB54 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA III
Tema em 2017.2: Corpo, juventude e contemporaneidade
Ementa:
 Estatuto de corpo em psicanálise. Adolescência e reconstrução de referentes. Juventude, laços sociais e segregações na atualidade. Experiências de corporeidade, identidades e identificações. Corpo e patologias do ato na adolescência. Violências, trauma e estados-limite. Juventude, corpo e sexuação.

IPB56 – TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA V
Tema em 2017.2: Estudos sociais da infância
Ementa
: O objetivo dessa disciplina será apresentar a área do conhecimento interdisciplinar atualmente denominada de estudos sociais da infância, que congrega as mais diversas disciplinas e campos do saber que se debruçam sobre a infância e as crianças.

IPSC77 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA VII
Tema: Narrativas e subjetividade
DISCIPLINA MINISTRADA NO FIM DO SEMESTRE 2017.1. OS ALUNOS QUE A CURSARAM DEVEM EFETIVAR MATRÍCULA NESTE SEMESTRE.

IPSD86 - T.E.: A CONDIÇÃO JUVENIL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UMA ABORDAGEM COM FOCO NA EDUCAÇÃO
Ementa:
Juventude e condição juvenil. Estatísticas sobre Juventude no Brasil. O ensino médio e a educação da juventude. Acesso e permanência no Ensino Superior. A Universidade como contexto formativo e porta de ingresso para o mundo adulto. Formação de si, sexualidade, gênero, raça e vida universitária. Aspectos políticos da formação da juventude.

Português, Brasil