IPSB52 – TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA I
Tema em 2018.1: Construção de testes psicológicos (Prof.ª Thatiana Lima)
Ementa: O processo de construção de instrumentos para avaliação psicológica. Elaboração e análise de itens. Medidas escalares: escalas de medidas e técnicas de escalonamento. Análise e interpretação de medidas psicométricas. A utilização de softwares estatísticos em Psicometria. Análise dos dados para a busca de evidências de validade e consistência interna.
IPSB54 – TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA III
Tema em 2018.1: Psicanálise e Arte: despatologização do sintoma (Prof.ª Andréa Fernandes)
Ementa: A evolução do conceito de sintoma através da articulação entre psicanálise e literatura. A associação livre e a histoerização em psicanálise. A arte e as oficinas terapêuticas. A arte e o saber fazer com o inconsciente. A teoria dos discursos e a despatologização do sintoma.
Tema em 2018.1: Educação e Artes: leituras psicanalíticas (Prof.ª Denise Coutinho)
Ementa: Incidências do pensamento de Sigmund Freud e de Jacques Lacan sobre a arte e sobre processos educacionais. Psicanalisar, educar e governar como três artes ou ofícios impossíveis. Autoridade e alteridade. Arte e educação como partilha do comum. O sistema quaternário de pensamento aristotélico: possível, impossível, necessário e contingente. A teoria dos discursos de Lacan. O lugar da universidade na formação de psicanalistas, artistas e educadores. Escola como lugar de vida.
IPSB56 – TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA V
Tema em 2018.1: Redação de artigos científicos (Prof.ª Patrícia Alvarenga)
Ementa: Características da redação científica. Orientações e normas técnicas para a preparação de artigo científico. Relatos de pesquisa e ensaios teóricos ou de revisão crítica da literatura. Orientações e recursos técnicos para a revisão sistemáticada literatura. Autoria, coautoria e colaboração.
Tema em 2018.1: Seminários avançados em Psicologia Cultural (Profas. Virgínia Dazzani, Giuseppina Marsico e Ana Cecília Bastos)
Ementa: Conceitos básicos e conceitos emergentes na área. Principais vertentes. Self e cultura. Semiose e emergência semiótica. Modelos teóricos do curso de vida individual e familiar: transições-rupturas, abordagem de equifinalidade de trajetórias. Modelos metodológicos na perspectiva da ciência idiográfica e da psicologia cultural. Narrativas como recurso para elaborar e comunicar a experiência. Narrativas: dimensão histórica, dinâmica desenvolvimental e de construção de sentidos.
Tema: Processos de emersão no cenário organizacional: demandas teóricas e metodológicas (Prof.ª Katia Puente-Palacios)
DISCIPLINA MINISTRADA DEZEMBRO DE 2017. OS ALUNOS QUE A CURSARAM DEVEM EFETIVAR MATRÍCULA NESTE SEMESTRE.