Processo Seletivo

Aluno Regular

Aluno Estrangeiro

Aluno Especial

 

Aluno Regular

Número de vagas

 
O Programa oferece anualmente 25 vagas para Mestrado Acadêmico e 17 para Doutorado, com entrada no primeiro semestre letivo do ano.
 

Período da seleção

 
O edital do processo seletivo é publicado entre os meses de setembro e outubro e o processo seletivo acontece entre os meses de novembro e janeiro.


Inscrições

 
As inscrições são feitas exclusivamente on line pelo sistema SIPOS (http://www.sipos.ufba.br).
 

Etapas
 

Para o Mestrado Acadêmico as etapas do processo seletivo são: 1) inscrição: a homologação da inscrição depende da inserção correta de todos os documentos solicitados no Edital do Processo Seletivo; 2) prova de língua inglesa: avalia as habilidades de leitura e compreensão de textos em língua inglesa; 3) prova de habilidades específicas: avalia por meio de questões objetivas e dissertativas as habilidades de argumentação e redação do candidato, assim como suas habilidades para a pesquisa em Psicologia; e 4) defesa oral do anteprojeto: avaliada com base no projeto escrito e na exposição oral do candidato, com duração de até 10 minutos sem auxílio de recursos audiovisuais.
 
Para o Doutorado as etapas do processo seletivo são: 1) inscrição: a homologação da inscrição depende da inserção correta de todos os documentos solicitados no Edital do Processo Seletivo; 2) prova de língua inglesa: avalia as habilidades de leitura e compreensão de textos em língua inglesa; 3) análise curricular: avaliação da produção científica e da experiência em pesquisa e docência do candidato por meio da análise do currículo lattes e dos documentos comprobatórios; e 4) defesa oral do anteprojeto: avaliada com base no projeto escrito e na exposição oral do candidato, com duração de até 20 minutos sem auxílio de recursos audiovisuais.
 

Aluno Estrangeiro

No edital anual de seleção de alunos regulares, o PPGPSI oferece um quantitativo de vagas para alunos estrangeiros nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado. De acordo com a Resolução CONSEPE nº 02/03, o candidato estrangeiro deve cumprir os seguintes requisitos:
 
I  - ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha acordo de cooperação cultural,
 
científica e tecnológica;
 
II - não possuir visto permanente no Brasil;
 
III - apresentar diploma de graduação em curso superior;
 
IV - apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa (CELPE-Bras);
 
V  - apresentar curriculum vitae.
 
 
Para a inscrição, os candidatos estrangeiros devem enviar, através de uma Embaixada do Brasil, a documentação listada na Resolução CONSEPE nº 02/03 e o seu anteprojeto de pesquisa, no prazo de inscrição previsto no edital do processo seletivo para aluno regular. Recomendamos aos candidatos que, antes do envio da inscrição, consultem os docentes do PPGPSI cujas linhas de pesquisa estejam em consonância com seu anteprojeto de pesquisa sobre a disponibilidade para orientação.
 
Após análise da documentação e conforme a disponibilidade de docentes para a orientação, o Colegiado do Programa deliberará sobre a aprovação do candidato. Sendo aprovado, o candidato receberá uma carta de aceitação, que lhe permitirá pleitear bolsas de seu país e tramitar o visto de estudante.  

O governo brasileiro, oferece, através do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), bolsas de pós-graduação para estrangeiros de países com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia. Informações podem ser obtidas na página da CAPES (www.capes.gov.br) e do CNPq (www.cnpq.br).
 

Aluno Especial

 

Segundo o Art. 14º das Normas Complementares para cursos Stricto Sensu na UFBA, a critério do Colegiado do Curso e independentemente do processo seletivo regular, poderão ser admitidas matrículas em disciplinas na categoria de aluno especial, com direito a creditação curricular em caso de aprovação posterior no processo seletivo regular.

Cada estudante poderá matricular-se em até 04 (quatro) disciplinas, tendo como limite máximo 02 (duas) disciplinas por semestre, considerando todas as unidades da UFBA. A avaliação dos candidatos a essa categoria será feita pelo docente responsável da disciplina pleiteada, que também definirá os critérios de seleção, número de vagas, data, hora e local da seleção.

As datas de inscrição, dos resultados da seleção e da matrícula são definidos no calendário acadêmico da UFBA. Até uma semana antes do início das inscrições, serão divulgados na página do programa a relação de disciplinas com seus respectivos horários, nomes dos professores responsáveis e ementas e os critério(s) de seleção para cada disciplina e os procedimentos a serem observados para a inscrição, que geralemente é realizada via correios.

As instruções para efetivação da matrícula dos candidatos aprovados são fornecidas juntamente com a publicação dos resultados. É responsabilidade do candidato ficar atento aos detalhes de cada fase.

Obs.: O aluno especial não tem direito ao Salvador Card por não ter vínculo com a Universidade, e sim, com a disciplina, sendo este, portanto, um direito exclusivo dos alunos regulares.