Orientação para Defesas e Diplomas

Defesas

Diploma

Orientações para defesas

1. O aluno está apto a realizar a defesa quando:

a. Cumpriu todos os componentes e atividades curriculares;

b. Concluiu a redação do trabalho final, tendo a anuência do orientador;

2. A solicitação de composição de bancas de defesa de dissertação ou tese será apreciada pelo colegiado do PPGPSI mediante a entrega dos seguintes documentos:

a) Formulário de solicitação de banca corretamente preenchido e assinado com 30 dias de antecedência em relação à data escolhida para a defesa.
Orientações para a composição de bancas constam no regimento interno do Programa.

b) Carta de anuência do orientador (modelo aqui).

d) Cópia do artigo baseado na dissertação ou tese.

e) Mídia com cópia digital da dissertação ou tese.

Notas: O aluno deve verificar a disponibilidade dos membros da banca na data proposta para a defesa, e é o responsável pelo envio da cópia do trabalho a todos os membros. A cópia digital da versão final da dissertação ou tese para inserção na página do PPGPSI poderá ser substituída por uma versão revisada no prazo de 15 dias após a defesa.

Saiba mais: procedimentos_para_defesa_por_videoconferência

Solicitação de diploma

A declaração de aprovação da defesa de dissertação/tese tem a validade de 60 dias. A homologação da defesa e solicitação da expedição de diploma será apreciada pelo colegiado mediante entrega dos seguintes documentos:

1. Documento de Solicitação de emissão de diploma do (a) aluno (a) (modelo disponível na aba Documentos neste site);

2. Espelho da página do Repositório Institucional (RI) da UFBA atestando a submissão da dissertação ou tese.

3. Duas vias encadernadas em capa dura da versão final do trabalho.

4. Mídia com cópia digital, em pdf, da versão final do trabalho.

O Programa adota as diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP. São aceitas normas de citação em texto e de referências da APA (American Psychological Association) ou da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a critério do aluno e/ou orientador. Cópias dos manuais de orientação podem ser obtidas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

De modo concomitante, há procedimentos relativos a essa solicitação que devem ser realizados no SIGAA.

Após a homologação em reunião do colegiado, a Secretaria do PPGPSI providenciará o processo de solicitação de diploma e o seu encaminhamento para a Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis (CARE, antiga SGC). O/a aluno/a receberá, por e-mail, notificações sobre o processo. Ao verificar o arquivamento, o aluno deve aguardar o prazo de 60 dias para a retirada do documento no NEDIC - SUPAC, atento ao horário de funcionamento que consta no site da unidade.