Orientação para Defesas e Diplomas

Defesas

Diploma

Orientações para defesas

1. O aluno está apto a realizar a defesa quando:

a. Cumpriu todos os componentes e atividades curriculares;

b. Concluiu a redação do trabalho final, tendo a anuência do orientador;

2. A solicitação de composição de bancas de defesa de dissertação ou tese será apreciada pelo colegiado do PPGPSI mediante a entrega dos seguintes documentos:

a) Lista de verificação do cumprimento de todos os componentes curriculares e atividades no histórico escolar do aluno, fornecida pela secretaria do PPGPSI.

b) Formulário de solicitação de banca corretamente preenchido e assinado com 30 dias de antecedência em relação à data escolhida para a defesa. Orientações para a composição de bancas de exame de qualificação, defesa de dissertação e defesa de tese constam no regimento interno do Programa.

c) Carta de anuência do orientador.

d) Cópia do artigo baseado na dissertação ou tese.

e) Mídia com cópia digital da versão final da dissertação ou tese.

Notas: O aluno deve verificar a disponibilidade dos membros da banca na data proposta para a defesa, e é o responsável pelo envio da cópia do trabalho a todos os membros. A cópia digital da versão final da dissertação ou tese para inserção na página do PPGPSI poderá ser substituída por uma versão revisada no prazo de 15 dias após a defesa.

Saiba mais: procedimentos_para_defesa_por_videoconferência

Solicitação de diploma

A declaração de aprovação da defesa de dissertação/tese tem a validade de 60 dias. A homologação da defesa e solicitação da expedição de diploma será apreciada pelo colegiado mediante entrega dos seguintes documentos:

1. Documento de Solicitação de emissão de diploma do (a) aluno (a) (modelo disponível na aba Arquivos neste site);

2. Ata de defesa assinada pelos membros que estavam presentes no local da defesa e com as assinaturas digitais dos membros que participaram por videoconferência, caso esse recurso tenha sido utilizado.

3. No caso de participantes por videoconferência, e-mails dos membros da banca que participaram por meio desse recurso enviados na mesma data da defesa ou em data posterior. No corpo do e-mail deve constar a declaração do professor afirmando que ele participou da banca, mencionando o nome do aluno e a data do evento. Esse texto deve constar no corpo do e-mail e não em arquivo anexo.

4. Espelho da página do Repositório Institucional (RI) da UFBA atestando a submissão da dissertação ou tese.

Após a homologação, a Secretaria do PPGPSI providenciará a confecção do processo de solicitação de diploma e o seu encaminhamento para a Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis (CARE, antiga SGC).

Após o envio do processo, o/a aluno/a receberá, por e-mail, o número protocolar de seu processo, para acompanhamento através do site www.sipac.ufba.br. Ao verificar o status como DEFERIDO/ARQUIVADO, deverá comparecer ao NEDIC – CARE portando cópia de documento de identificação (RG, CNH, CRP, ETC.) e formulário de solicitação de diploma (disponível em: https://supac.ufba.br/sites/supac.ufba.br/files/formulario_diploma.doc), preenchido e assinado. Esse procedimento pode ser feito no horário das 08:30 às 12:00. Telefone do Núcleo de Diplomas - NEDIC: (71) 3283-7146.