Objetivos

O Programa proposto tem a finalidade de formar docentes e pesquisadores em duas áreas de concentração na psicologia. A proposta tem sua origem em experiências de pesquisa e ensino de pós-graduação pré-existentes e destina-se a fortalecer os núcleos atuais, incorporando novos pesquisadores e professores.
 
Ao mesmo tempo, a proposta é flexível o suficiente para permitir o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa, à medida em que forem sendo incorporados novos pesquisadores e seus produtos de pesquisa.  A proposta prevê aportes multidisciplinares às linhas de pesquisa, com a contribuição da Filosofia, Sociologia e Antropologia, através de disciplinas ministradas.
 
Outro fator que deve ser ressaltado é o estímulo ao ingresso de dois grupos de candidatos. O primeiro é o de psicólogos recém-graduados, provenientes de programas de Iniciação Científica, que tiveram solução de continuidade em seu processo de formação acadêmica, pela ausência de oportunidades de pós-graduação em Psicologia na região. O segundo é o de profissionais que estão iniciando suas atividades docentes em cursos de graduação em Psicologia, recentemente criados na cidade, e que, embora possuam experiência profissional ampla e títulos de pós-graduação lato sensu, não dispõem de qualificação adequada para ampliar sua área de atuação em pesquisa e ensino em Psicologia. Além disso, docentes que concluíram o mestrado e desejam aprofundar seus estudos podem se beneficiar do curso de doutorado.